quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rui Costa e os Juniors



O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu hoje as equipas de juniores do Sporting e do Benfica com a derrota por 3-0 e a realização à porta fechada dos próximos seis jogos entre os dois clubes.

O presidente do CD federativo, Arnaldo Marques da Silva, assinalou que os rivais lisboetas foram castigados com as penas máximas previstas nos regulamentos, na sequência dos incidentes registados no jogo disputado a 27 de Junho.

O encontro em que se decidia o título de juniores, disputado na Academia do Sporting, em Alcochete, foi suspenso aos 25 minutos, na sequência de confrontos entre adeptos das duas equipas.

A pena de derrota aplicada aos dois clubes, que foram multados em 625 euros cada um, significa que o Benfica se sagra campeão, à frente do Sporting, FC Porto e Vitória de Guimarães, apesar de as decisões do CD serem passíveis de recurso para o Conselho de Justiça federativo.

Arnaldo Marques da Silva destacou a celeridade com que o órgão disciplinar da FPF se pronunciou, destacando o carácter inovador da obrigatoriedade de os jogos à porta fechada - três para cada um dos clubes - se realizarem exclusivamente nos confrontos entre ambos.

"Considerámos que os adeptos de ambos os clubes tiveram culpa e que o que se passou foi muito grave. Por isso, entendemos que os dois clubes deveriam ser punidos", explicou o presidente do CD no fim da reunião, realizada na sede da FPF, em Lisboa.

Para ganhar o título, o Sporting precisava de vencer esse encontro, enquanto ao Benfica bastava um empate. A derrota atribuída às duas equipas significa que os benfiquistas são campeões, já que somaram mais pontos do que os adversários. O Benfica terminou, assim, a fase final do campeonato com 11 pontos, mais dois do que o Sporting, mais três do que o FC Porto e mais nove do que o V. Guimarães.

O diretor desportivo encarnado acabara de ser informado da decisão, pelo que preferiu não comentar. "Não tomo nenhuma posição concreta, apenas lamento o que aconteceu", asseverou.

Foto e texto retirado do Record Online